Em ocasião da festa de Santa Ana no priorado de Lanvallay (Côtes d’Armor), alguns fiéis interpelaram Pe. Bouchacourt para pedir-lhe que anule as sanções contra os 7 decanos, entre os quais está Pe. de la Rocque, trasladado às Filipinas. Ao que parece, houve grande agitação entre os fiéis que não compreendem estas injustas sanções contra seus sacerdotes. A acolhida do Superior do Distrito da França foi, portanto, das mais agitadas. O assunto do reconhecimento dos matrimônios da FSSPX pelo papa Francisco parece ter encontrado resistência entre os fiéis.
***
Aqui se publicou também um folder distribuído pelos fiéis neste dia (foto acima). Segue a tradução:
AOS FIÉIS DO PRIORADO DE LANVALLAY
NO QUE DIZ RESPEITO AOS SACRAMENTOS
– Pe. Legrand, Prior, e alguns de seus confrades continuam legitimamente a confessar os fiéis sob o regime de “jurisdição de suplência”, prevista pelo direito da Igreja (aplicado por Dom Lefebvre a partir de 1976)… enquanto as autoridades da FSSPX se referem agora à “jurisdição ordinária” recebida do Papa Francisco ao final de 2015 para este mesmo sacramento de penitência!
Esta discrepância no seio da Fraternidade é aceitável?
– No último 7 de maio, nosso Prior e outros 6 decanos do Distrito da França emitiram sérias e argumentadas reservas frente às recentes medidas romanas sobre o estatuto canônico dos matrimônios celebrados no seio da Fraternidade… e foram duramente sancionados por Pe. Bouchacourt!
Está justificada esta severidade?
– Roma persiste, mais do que nunca, nos erros que destruem a Santa Igreja desde o Concílio… mas Dom Fellay “agradeceu profundamente” ao papa por seus gestos “paternais” em relação aos sacramentos e por sua “solicitude pastoral” em relação à Fraternidade!
Isto é verdadeiramente prudente?
Diante destas inquietantes derivas…
Apoiemos nossos valorosos priores, peçamos a retirada das sanções!
NÃO AO RALLIEMENT!
Com a Roma neomodernista e neoprotestante denunciada por Dom Lefebvre!
SIM À ROMA ETERNA!
Mestra de sabedoria e de verdade!
Fidelidade Católica “Bretanha- Norte” 23 de julho de 2017