top of page

ONDE ESTÁ O REMÉDIO PARA OS MALES DA TRADIÇÃO?

Por S. Exa. Revma. Dom Tomás de Aquino, OSB


A Tradição sofre de males diversos, devidos a divisões internas e a ataques externos. Ela sofre da fraqueza de seus membros, o que aumenta a ousadia de seus inimigos.

 

Primeiramente, onde está a Tradição? Está na fidelidade ao depósito da fé. Quem guarda este depósito guarda a Tradição. Podemos dizer: onde está o depósito da fé aí está a Tradição.

 

Mas a Tradição é também o combate pela fé, combate no qual Dom Lefebvre, mais do que ninguém, nos deu o exemplo. Guardar a Tradição será, então, combater como Dom Lefebvre combateu.

 

São Paulo nos fala do combate segundo as regras; regras da prudência não menos que da fé. Ora a prudência de Dom Lefebvre é bem difícil de ser imitada. Quem terá a sua prudência? Dom Lefebvre foi um discípulo e imitador de São Pio X. Ambos são inimitáveis na condução do combate. Quem somos nós para nos dizermos fiéis e perfeitos discípulos destes dois servidores de Deus? Mas uma coisa sabemos. É que são eles os modelos. São eles o remédio doutrinal e prudencial na crise que sempre ameaça a Tradição.

 

Não devemos nos escandalizar ao ver divisões, quer sejam na Fraternidade quer sejam na Resistência. Dom Lefebvre conheceu dificuldades, divisões, oposições de dentro e de fora da Fraternidade. Professores, padres amigos, comunidades amigas, seminaristas, leigos... de toda parte Dom Lefebvre conheceu a contradição. Não devemos nos escandalizar das oposições e divisões. Devemos, sim, amar o bom combate, amar o combate de nossa conversão juntamente com o combate da  defesa pública da fé, como são Pio X e Dom Lefebvre.

 

Recolhamos a sua herança, toda a sua herança de combate contra o modernismo, contra os modernistas e contra os liberais.

 

Eles venceram o mundo. Nós o venceremos também, se fizermos como eles, com a humildade da piedade filial, que nos leva a invocá-los, a estudá-los, a compreendê-los e a aplicar seus princípios de ação na situação atual.

 

Aí está o remédio que, com a proteção daquela que venceu todas as heresias e todos os hereges, nos dará a vitória e a verdadeira união entre os que se reclamam da Igreja, una, santa, católica, apostólica e perseguida.


1 º de fevereiro de 2024.

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page