22 de abril de 2017
“Vox túrturis audita est in terra nostra”
(Cant. II, 12)
Santo Agostinho distingue duas cidades adversas neste mundo, que ele define da seguinte maneira:
Dois amores deram nascimento a duas cidades: a cidade terrestre, que procede do amor de si mesmo levado até o desprezo de Deus, e a cidade celeste, que procede do amor de Deus levado até o desprezo de si mesmo.
Dom Emmanuel André compara estas duas cidades a dois polos: a Igreja é o polo positivo, e as sociedades secretas o polo negativo. Entre estes dois polos flutuam os membros de todas as outras sociedades religiosas, que tendem ou a converterem-se ao catolicismo ou a aproximarem-se das sociedades secretas e de suas doutrinas.
Entre os mestres das sociedades secretas encontra-se René Guénon, que é um dos autores mais penetrantes da Contra-Igreja, devido à clareza de seu espírito. Este autor influenciou e ainda influencia mesmo membros da Igreja Católica. Isto é devido à negligência dos pastores que não denunciam os erros deste autor e de seus seguidores, como os seus erros sobre a tradição e a metafísica, entre outros.
Quanto mais os séculos se aproximam da aparição do Anticristo, esta luta entre as duas cidades se acentua. Vigiemos pelo estudo e rezemos para que Deus nos mantenha firmes na fé católica, sem nos deixar levar pelas falsas doutrinas de falsos mestres.
+ Tomás de Aquino OSB
U.I.O.G.D