top of page

XXIV – O Escândalo - Gravidade do escândalo


O Escândalo

Gravidade do escândalo


II – Gravidade do escândalo


1 – É um assassínio


É grave esse pecado? É um crime enorme. Imaginai que um ladrão e assassino vos tirasse todo o dinheiro e os trastes e o que tendes de mais caro: dizei-me, não cometeria ele uma grande iniquidade? Se se vos tirasse também a vida, enterrando-vos um punhal no coração? Que malvadez maior ainda! Um fato semelhante sucedeu em Paris em 1881. Escutai-o:


O assassínio de Lemaître – Um menino de 6 anos voltava da escola com sua pasta debaixo do braço. Pela rua topou um jovem que se chamava Lemaître, o qual lhe perguntou: “Aonde vais?” – “Para casa”, responde o menino. “Vem comigo: dou-te uma correntinha”. Era uma correntinha que valia poucos soldos, mas o menino, para ter o brinquedo, seguiu com aquele jovem que o levou até a sua casa. Ali chegados, Lemaître introduziu o pequeno em seu aposento e o beijou. Depois lhe atou as mãos às costas com um barbante, e com um lenço lhe tapou a boca para que não gritasse. Em seguida o jogou na cama e com uma faca lhe abriu a barriga e lhe cortou o pescoço. Esse crime horrível fez arrepiar Paris inteira. Levado, afinal, o assassino perante os tribunais, confessou haver matado o menino só pelo prazer de vê-lo derramar o sangue e morrer!


***


Ora, dizei, caros jovens, que mal fez Lemaître à alma daquele menino? Nenhum. Matou-o no corpo. O menino morreu, é verdade; mas sua alma inocente voou ao Paraíso. Mas quem dá escândalo faz pior do que Lemaître. Sim, porque não mata as pessoas no corpo, porém as mata na alma que poderá ser condenada para sempre! Por isso disse Jesus Cristo aos escandalosos: Vos ex patre diabolô estis... illi homicida erat ab initio (Jo 8, 44). Chama-os, pois, filhos do diabo e homicidas, porque ajudam Satanás a mandar as almas para o inferno.


2 – A arte do diabo


Não só ajudam Satanás os escandalosos, mas sozinhos já praticam a arte de Satanás, do qual são dignos filhos.


Os diabos que fogem – Lembrai a visão que teve um servo de Deus. Enquanto se achava ele observando os jovens de um Oratório, que se divertiam, sabia como afastavam aqueles bons meninos as tentações dos demônios que giravam no meio deles. Viu de repente os demônios retirarem-se dali. E o motivo? Chegara um jovem escandaloso, o qual no meio daqueles rapazes fazia as vezes do diabo, corrompendo as almas com seus escândalos.


3 – O ultraje a Jesus Cristo


E não levais em conta o ultraje que se faz a Jesus Cristo com o escândalo? Isso é o pior! As almas foram resgatadas por Jesus Cristo, e custam o seu sangue. Por que se fez homem Jesus, e padeceu e morreu na Cruz? Para salvar as almas e tirá-las das mãos do demônio: “Veio o Filho do Homem para salvar o que se perdera: Venit enim Filius hominis salvare quod perierat” (Mt 18,11). Ora, quem dá escândalo rouba as almas a Deus para as dar ao diabo e mandá-las para o inferno! E não é grande iniquidade corromper o sangue de Jesus Cristo?



(Extraído do livro A Palavra de Deus em Exemplos, G. Montarino,

Do original La Parole di Dio per la Via d’Esempi)

*Os artigos publicados de autoria de terceiros não refletem necessariamente a opinião do Mosteiro da Santa Cruz e sua publicação atêm-se apenas a seu caráter informativo.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

bottom of page