O Escândalo
Que é escândalo e como se manifesta
I – Que é escândalo e como se manifesta
1 – Definição
Escândalo “é um dito ou um fato menos correto que traz a outrem ocasião de ruína espiritual” (Santo Tomás). Quando, pois, alguém diz ou faz qualquer coisa má que induza outrem a pecar, aí se faz culpado de escândalo. Por exemplo: Joaquim, maligno como o diabo, diz blasfêmias e palavras feias falando com um companheiro seu; e lhas ensina. Eis o escandaloso. João Carlos ensina a malícia a um menino inocente e o faz praticar atos impuros: eis outro escandaloso pior. Gervásio diz a Tônio que não vá à missa, não vá à confissão, e que os mandamentos de Deus e da Igreja são patranhas: outro escandaloso que tem por pai o diabo.
2 – Como se manifesta
Sempre houve escândalos no mundo; mas em nossos tempos eles aumentaram desmedidamente e se manifestam de mil modos; ampliam-se sem mais as redes diabólicas, onde caem as almas.
S. Bento em Roma – S. Bento, célebre na história (+543), foi por seu pai mandado a Roma para estudar ciências e letras. Quando se viu naquela grande cidade, apavorou-se ante o perigo de corromper-se, pelos escândalos que davam os maus companheiros. Aí fugiu da escola, com a intenção de deixar o estudo, pensando que era melhor para si viver ignorante, mas virtuoso, do que ser douto e viciado. E foi refugiar-se num deserto.
Agora digo eu: Se estivesse presentemente aqui esse santo, que pensaria dessa Babilônia de escândalos em que nos achamos? Há-os por toda a parte e sob todas as formas. Há escândalos nas ruas, nas praças, nos negócios, nas fábricas, nas moradias, nas escolas e até nas igrejas. Há escândalos de conversas sujas, de blasfêmias, de maus conselhos, de ensinamentos perversos, de espetáculos...; escândalos do jogo, do luxo, das modas...; escândalos dados por livros ímpios e obscenos, por jornais, revistas ilustradas, fotografias... Em suma, vive-se no meio de escândalos de toda espécie.
3 – O escândalo indireto
E para dar escândalo não há nenhuma necessidade de induzir a outrem mesmo diretamente a fazer mal: basta apenas afastá-lo do bem, como fazem alguns que escarnecem da piedade e da devoção. A prova está num fato da Sagrada Escritura.
Os filhos de Heli – Os filhos de Heli, Ofni e Finéias, são chamados na Sagrada Escritura de Filhos de Belial (ou seja, do diabo). E por que motivo? Porque cometiam abusos nos sacrifícios que se ofereciam a Deus. Quando a carne oferecida no sacrifício fervia na panela, eles tiravam com um garfo a parte de que mais gostavam e guardavam-na para si. Tal pecado foi denominado por Deus enorme: grande nimis coram Domino, porque o povo escandalizado se afastava dos sacrifícios e não fazia mais as suas oferendas a Deus (1 Rs 2,12).
(Extraído do livro A Palavra de Deus em Exemplos, G. Montarino,
Do original La Parole di Dio per la Via d’Esempi)